quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Reunião de Acolhida


No dia  05. 02 (quarta-feira)  acontecerá a 1ª Reunião com Pais e Responsáveis será um momento de acolhida e trocas de informações.
Manhã às 8:00 e Tarde às 13:30

Vai aprendendo!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


Prefeito inaugura escola no Cabula na volta às aulas


O prefeito ACM Neto inaugurou nesta segunda-feira (27), ao lado do secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, a nova sede da Escola Municipal Antônio Euzébio, no Cabula, que foi reconstruída seguindo padrões modernos de arquitetura e acessibilidade e tem capacidade para atender 400 estudantes. Com a construção da nova sede, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) ampliou a capacidade de atendimento na unidade. Por isso, ainda há 100 vagas para receber novos alunos. Entretanto, por conta da procura, o quadro de estudantes deve ser totalmente preenchido nos próximos dias.

A Escola Municipal Antônio Euzébio vai beneficiar 400 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e possui seis salas de aula, sala de informática, sala multifuncional, biblioteca, brinquedoteca, refeitório, cozinha e área de lazer coberta. “A Escola Antônio Euzébio é um exemplo do que queremos para a administração pública. Os funcionários, alunos e pais não acreditavam que a escola pudesse ter esse padrão de qualidade. No entanto, mesmo com estrutura precária, os funcionários jamais baixaram a cabeça. Essa unidade marca o início de um novo momento na educação do município”, afirmou o prefeito.

De acordo com Neto, ainda neste ano começa a valer o benefício proveniente da parceria firmada com a NET para patrocínio do Carnaval: a empresa disponibilizará internet em alta velocidade para cerca de 100 escolas municipais. “Vamos levar internet em banda larga em alta velocidade para as escolas de Salvador, em pelo menos 100 escolas municipais já este ano, numa parceria que foi construída no Carnaval. Vejam que o Carnaval não é só festa, não é só folia. É também educação. Com isso poderemos garantir que haja laboratórios de informática funcionando para alunos e professores, que utilizarão a internet como ferramenta de aprendizado”, observou.

Aproximadamente 135 mil alunos, matriculados nas 425 escolas da rede municipal, voltam às salas de aula nesta segunda-feira. O início das aulas foi antecipado por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, já que durante o torneio os alunos estarão de férias, ampliando o recesso junino que durava em média 15 dias para um mês. Além da nova escola, outra novidade é o ingresso de duas unidades de ensino no programa Aluno em Tempo Integral, ampliando para 12 o número de escolas que funcionam nesse sistema.

Salvador Alfabetiza – Outra novidade para o ano letivo é a prorrogação da Operação Salvador Alfabetiza até dezembro deste ano. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (23), foi baseada na necessidade de continuar corrigindo a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e alfabetização matemática de um número significativo de alunos, dando sequência ao esforço empreendido com as ações iniciadas no ano passado por meio da operação, criada pelo Decreto nº 23.810/2013.

Antes da entrega da unidade, o prefeito plantou no canteiro em frente ao espaço uma muda de ypê rosa, como parte do programa Verde Perto, que prevê plantio de 30 mil apenas nesse ano.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Boas Vindas aos alunos


Dia 27.01 iniciamos o ano letivo com muita  esperança de bons momentos em 2014 .
Alunos, pais, responsáveis, professores e funcionarios Sejam todos Bem Vindos !

Alguns preparativos...







quinta-feira, 23 de janeiro de 2014



Prefeito prorroga Operação Salvador Alfabetiza até dezembro



A rede municipal de ensino de Salvador está em contagem regressiva para o início das aulas, na próxima segunda-feira (27). E uma das novidades para o ano letivo de 2014 é a prorrogação da Operação Salvador Alfabetiza até dezembro deste ano. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23), foi baseada na necessidade de continuar corrigindo a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e alfabetização matemática de um número significativo de alunos, dando sequência ao esforço empreendido com as ações iniciadas no ano passado por meio da Operação, criada pelo Decreto nº 23.810/2013.

Foi considerado ainda que tais conhecimentos são indispensáveis para uma aprendizagem curricular qualificada e capaz de garantir às crianças o acesso aos conhecimentos sistematizados, sem os quais estará comprometido o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Planejamento Estratégico do Município 2014-2016 e que, apesar dos avanços na concepção de um sistema estruturado de ensino próprio alcançados com o Salvador Alfabetiza, ainda se faz necessária a continuidade das ações, tendo em vista a complexidade e dimensão do projeto, sobretudo diante do propósito de implantá-lo em toda a Rede do Município.

“A implantação da Operação Salvador Alfabetiza propiciou à equipe da SMED, gestores, coordenadores pedagógicos e professores um pensar estratégico no que tange ao processo de alfabetização. No ano de 2013 as escolas se debruçaram num estudo contínuo e sistematizado do processo de alfabetizar, cabendo aos professores além de mediar, levantar questões, fazer reflexões, estimular os alunos, rever posturas, recriar a prática, ou seja, tivemos uma rede onde os professores foram verdadeiros pesquisadores de suas práticas”, destaca Daniela Correia, coordenadora da Operação.

A coordenadora destaca ainda que em 2014 a rede municipal estará dando continuidade a este processo inclusive, construindo, coletivamente, o Sistema Estruturado Próprio da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Vale ressaltar que a operação será realizada nos mesmos moldes previstos no Decreto nº 23.810/2013, tendo as unidades de ensino que optar no Ciclo de Aprendizagem I (1º ao 3º) ano pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Sistema Estruturado de Ensino disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) em 2014 ou PNLD e ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa instituído pela Portaria MEC nº 867/2012.

Para o Ciclo de Aprendizagem II (4º e 5º ano) as escolas poderão optar pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD e Sistema Estruturado de Ensino disponibilizado pela SMED em 2014 e PNLD exclusivamente. Todas as escolas, independente das opções efetivadas, participarão de avaliações bimestrais do desempenho dos seus alunos em Língua Portuguesa e Matemática do Programa Salvador Avalia (PROSA), iniciado em dezembro de 2013.

Jornada Pedagógica... 1º e 2º dia...

Muito bom poder começar o ano vendo esses sorrisos e disposição estampada no rosto das Professora que em cada dia venham novas motivações para realizarmos um ano de grandes conquistas. o/ o/ o/


caderno > estojo > classificador> CdPedagógico com atividades para trabalhar durante o ano > copo para hidratar sempre a voz

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Jornada Pedagógica 2014





Prefeito participa de abertura da Jornada Pedagógica

22/01/2014

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, participaram nesta quarta-feira (22) da abertura da Jornada Pedagógica 2014, no Hotel Fiesta, junto a cerca de mil diretores e representantes de escolas da rede municipal de ensino. O evento acontece ao início de cada ano letivo para preparar e motivar a rede para receber os alunos no retorno às aulas, no dia 27 de janeiro. A jornada segue até o dia 24 de janeiro em todas as 430 escolas da rede municipal, mobilizando os cerca de 7 mil profissionais da educação.

Em seu discurso, o prefeito afirmou ser fundamental a mobilização dos profissionais para a qualidade da educação, aliada ao esforço da administração em oferecer boas condições de trabalho. “O prefeito pode ter boas ideias, vontade política de alocar recursos, mas nada disso vai adiantar se não houver a mobilização dos profissionais. E se o poder público não oferece as condições necessárias para esse trabalho, também não adianta cobrar bons resultados”, afirmou Neto.

O prefeito destacou ainda que, no final do ano passado, foi demonstrada a preocupação com a valorização dos profissionais da rede através do pagamento de abono, somando R$ 26 milhões, além da entrega de seis mil notebooks, com investimentos da ordem de R$ 12 milhões. Neto lembrou também o processo para construção de seis centros de educação integral em bairros populares da cidade, reconstrução de escolas que possuem estruturas pré-moldadas, entre outras ações. “Como o ano passado de ajuste das finanças, o trabalho de reengenharia na educação começará a ser sentido a partir de agora”, acrescentou.

Programação – Ainda pela manhã foi realizada a palestra “Educação Integral, Integrada e Sustentável: Direito, Desafios e Perspectivas”, ministrada pelo professor doutor César Aparecido Nunes, licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Ele foi professor da Educação Básica e Coordenador Pedagógico em escolas da educação fundamental e média. Concluiu o mestrado em Filosofia da Educação, defendeu o doutorado em Filosofia e História da Educação em 1996 e apresentou sua tese de livre-docência na área de Filosofia (ÉTICA) em 2006. É um dos mais destacados palestrantes e conferencista da área no Brasil.

À tarde, a partir 13h30, a programação da jornada é voltada para a Educação Infantil. Após a abertura, às 14h10 acontecerá a participação da Rede Primeira Infância da Bahia (Repi/BA) e, às 14h20,do Fórum Bahiano de Educação Infantil (FBEI). Às 14h30, será a vez dos contos de história realizados pelos professores das classes hospitalares da rede. Às 15h, será proferida a palestra "Educação Integral, Integrada e Sustentável: Direitos, Desafios e Perspectivas na Educação Infantil", com a professora Rose Bonfim, pedagoga, especialista em Alfabetização e Letramento, formadora do PNAIC e coordenadora do FBEI. Após a palestra será aberto um espaço para debate, perguntas e considerações finais.

Reconstrução da Escola Municipal da Engomadeira é anunciada

21/01/2014

O prefeito ACM Neto esteve na Engomadeira nesta terça-feira (21), na companhia de secretários e dirigentes de órgãos municipais, para autorizar algumas intervenções no bairro. A visita começou na Escola Municipal da Engomadeira, que será totalmente reconstruída. A unidade de ensino faz parte do grupo de 14 escolas pré-moldadas consideradas prioritárias para reconstrução. As obras começarão já no primeiro semestre desse ano, e as 480 crianças que estudam no local serão transferidas para um imóvel na Rua Silveira Martins.

Em seguida, o prefeito esteve no Centro de Saúde Engomadeira, onde conversou com usuários da rede sobre as necessidades do local, entre elas a distribuição de medicamentos, que será regularizada já durante essa semana. O centro de saúde passará por obras para ampliação ainda nesse ano, com investimentos da ordem de R$ 206 mil, além da recomposição da equipe de médicos, com dois novos profissionais a partir de março.

O grupo também esteve no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro, que passou a atender moradores da região há cerca de uma semana e ainda precisa de algumas medidas para estruturação. O prefeito e o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, discutiram a informatização do Cras e a recomposição do quadro de profissionais e mobiliários, que possuem processo em andamento na Secretaria Municipal de Gestão (Semge).

Para melhorar a infraestrutura do local, também foram autorizadas intervenções na praça do final de linha, que começarão na próxima semana. Serão realizadas ações como troca de brinquedos quebrados e guarda corpo para crianças, poda de árvore, substituição dos bancos e pintura em toda a região. Além disso, o prefeito solicitou que a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) faça a limpeza do canal na Baixa do Senhor do Bonfim para garantir redução dos impactos aos moradores em dias de chuva. Os trabalhos já começaram

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ensino fundamental das escolas de Salvador é avaliado


Para avaliar o Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) aplicou no final do ano passado uma prova com todos os alunos do 1° ao 9° ano da rede municipal. O Programa Salvador Avalia (Prosa) aferiu o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática, e mostrou dados que servirão de base para o planejamento a ser realizado na Jornada Pedagógica que começa na quarta-feira.

O resultado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (20), em um encontro que reuniu o secretário municipal da Educação (SMED), Jorge Khoury; a subsecretária, Teresa Pontual; coordenadores da SMED; as 11 coordenadoras regionais de Educação; supervisores do IAB; orientadores de ensino do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e toda a equipe pedagógica da SMED. Pela tarde, os dados serão mostrados para os diretores das escolas municipais.

“Independente dos resultados, a partir de agora temos como mensurar os dados, que serão o ponto de partida para elaborar os planos de ensino. Além disso, este ano vamos fazer avaliações bimestrais para solucionar os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos”, explica Khoury.

As avaliações foram realizadas pelo Instituto Qualidade de Ensino (IQE) e foram baseadas nos Marcos de Aprendizagem, Diários de Classe e Parâmetros Curriculares Nacionais. O objetivo é fazer com que cada escola possa implementar processos eficientes de ensino e assim oferecer uma educação de qualidade.

“O nosso objetivo é fazer com que os alunos alcancem as habilidades para cada ano de escolarização. Temos o ano letivo pela frente e vamos ter o compromisso de todos os dias fazer com que os alunos avancem”, ressalta a subsecretária. 
 
fonte:  http://www.educacao.salvador.ba.gov.br

Jornada Pedagógica prepara rede municipal para início do ano letivo

20/01/2014


Cerca de mil docentes da rede municipal de ensino vão participar nesta quarta-feira (22), às 8 horas, no Hotel Fiesta, da solenidade de abertura da Jornada Pedagógica 2014, que prepara a rede municipal de Salvador para o início do ano letivo. Com o tema “Educação Integral, Integrada e Sustentável: Direito, Desafios e Perspectivas”, o evento, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), tem como objetivo preparar e motivar a rede para receber os alunos no retorno às aulas, no dia 27 de janeiro. A jornada será realizada de 22 a 24 de janeiro em todas as 430 escolas da rede municipal, mobilizando os cerca de 7 mil profissionais da Educação.

Após o credenciamento dos participantes, a abertura oficial será feita às 9 horas pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Educação, Jorge Khoury. Às 10 horas será iniciada a palestra “Educação Integral, Integrada e Sustentável: Direito, Desafios e Perspectivas”, ministrada pelo professor doutor César Aparecido Nunes.

César Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e Coordenador Pedagógico em Escolas da Educação Fundamental e Média. Concluiu o Mestrado em Filosofia da Educação, defendeu o Doutorado em Filosofia e História da Educação em 1996, apresentou sua tese de livre-docência na área de Filosofia (ÉTICA) em 2006.

Atualmente é professor livre-docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. É o vice-chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação daquela unidade. Foi Coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da UNICAMP e assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP em 2009 e 2010.

É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Orientou 40 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado. Escreveu 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Devoção do Senhor do Bonfim (texto Prof Consuelo Casales)


A devoção do Senhor do Bonfim é uma das mais difundidas na Bahia entre as pessoas de todas as classes sociais. O introdutor deste culto na Bahia, Theodózio Rodrigues, era, ao mesmo tempo, Capitão de Guerra e Mar, proprietário de três navios que faziam tráfico na costa da África e membro do Comitê de Administração do Fumo. Ele trouxe de Setúbal, Portugal, em 1745, a imagem do Senhor crucificado que domina o altar mor da atual igreja, construída no local onde Theodózio fizera erigir uma modesta capela em 1751. Wanderley Pinho descreveu a festado Senhor do Bonfim nos seguintes termos: “Por todo o mês a sociedade baiana se reunia para as novenas do Bonfim, da Guia e de São Gonçalo. Ali se achava toda a Bahia, em volta da capela, na colina de Itapagipe. Mais de 30.000 pessoas aglomeradas, vindas das mais longínquas regiões da Província. A fina flor da sociedade se reúne, após os eloqüentes sermões nas casas, construídas à volta da colina sagrada para as diversões, banquetes e danças. O panorama que se avista do alto é único, abrangendo a cidade e a Ilha de Itaparica. As tardes são deliciosamente frescas quando os ventos começam a soprar, agitando as bandeirolas, brincando com a crinolina das damas e ameaçando arrebatar-lhes as sombrinhas, talvez menores que os chapéus inclinados sobre as tranças do penteado. Cavaleiros em corcéis ajaezados em prata, filhos dos senhores de engenho, a gente rica do Comércio, exibindo o luxo de suas vestimentas. As cadeiras de arruar sobem a colina da Igreja balançadas ao ritmo oscilante do caminhar dos lacaios, enquanto que em baixo, as carruagens e liteiras despejam damas elegantes, abafadas entre plumas, leques, espartilhos, tufos, folhos e refolhos, vidrilhos, pendentes e frisados. O povo subia em chusmas trazido pelos vapores ao porto do Bonfim para encher a praça e as ruas de ruídos e danças”.

Outros vêm a pé “pagar uma promessa” feita ao Senhor do Bonfim e agradecer-Lhe por Sua miraculosa intervenção nas circunstâncias as mais diversas. Uma sala da igreja é completamente cheia de ex-votos e de lembranças de agradecimento. Desenhos e pinturas “naifs” (primitivistas) mostram de quais desastres e acidentes, doenças e perigos os devotos do Senhor do Bonfim escaparam. Braços, pernas, seios, corações e outros órgãos internos ou externos esculpidos em madeira ou fundidos em cera estão pendurados no teto. Um amontoado de muletas é outro testemunho das graças concedidas pelo Senhor do Bonfim. Os marinheiros vêm descalços trazer uma vela de navio negreiro toda enguirlandada de flores para benzer e assegurar, assim, uma pacífica e proveitosa viagem [...] Na quinta-feira que precede o domingo do Senhor do Bonfim, a lavagem do chão da igreja torna-se uma manifestação de piedade cumprida por uma multidão. Mas os que se apressam em maior número são os pretos, escravos e livres, porque o fenômeno de sincretismo ocorre também para o Senhor do Bonfim. Ele é confundido, por aqueles que praticam os cultos africanos, com Oxalá, divindade da criação. Lavar a igreja é, pois, para eles a ocasião de manifestar ao mesmo tempo piedade católica e fé africana [...] Na quinta-feira da lavagem da Igreja do Bonfim uma longa procissão se organiza diante da Igreja da Conceição. Ela é formada de numerosas mulheres de cor vestidas com suas belas roupas tradicionais, amplas saias e chalés, ornados de rendas e bordados, um turbante amarrado em volta dos cabelos, tudo exclusivamente branco, cor consagrada ao Deus africano Oxalá. Elas carregam sobre a cabeça potes cheios d’água e flores brancas e são acompanhadas por uma escolta de carros e carroças decoradas de bandeirolas e serpentinas brancas. Este brilhante cortejo vai a pé pelas avenidas recém traçadas, em direção da colina na península de Itapagipe, onde se eleva a Igreja do Senhor do Bonfim. Durante a lavagem do solo do templo ouvem-se cantos e gritos sonoros. A água é derramada dos potes trazidos pelas mulheres e de pequenos tonéis, transportados em burros. As baianas esfregam energicamente o chão, com vassouras decoradas de fitas brancas [...] A festa só vai terminar na segunda-feira seguinte por uma reunião na vizinha Ribeira. Neste dia o comércio está paralisado, os escritórios fechados, a cidade inteira cai num silêncio total (por Pierre Verger. In: Notícias da Bahia – 1850).

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Prefeito anuncia pagamento de 14º salário a professores... Aguardemos!


O prefeito ACM Neto anunciou hoje (27) pagamento de abono aos professores da rede municipal, somando R$ 26 milhões. Isso significa que 90% dos servidores ativos receberão 14º salário, valor que pode chegar até a R$ 6.297 (a variação depende da carga horária cumprida pelos profissionais). Professores e outros profissionais da rede, a exemplo das merendeiras, terão acesso ao benefício. O pagamento será feito até 15 de janeiro. O anúncio foi feito durante Encontro pela Valorização da Educação, realizado no Hotel Fiesta, na presença de docentes e outros profissionais da rede. Na ocasião, também foram entregues, simbolicamente, cerca de seis mil notebooks para reforçar a política educacional na cidade, com investimentos da ordem de R$ 12 milhões.

O prefeito afirmou que o pagamento do abono, além de comprovar o compromisso da administração com a educação do município, reafirma o esforço para o ajuste das contas, medida que viabilizou o benefício concedido aos servidores. “Trabalhamos durante todo o ano para arrumar a casa, ajustar as contas, com o objetivo de trazer essa importante notícia. Pela educação, vou até o meu limite, faço tudo o que puder fazer. O abono está sendo pago não porque sobrou dinheiro. Esse recurso poderia ser empenhado na antecipação de projetos pedagógicos já planejados para o próximo ano. No entanto, decidi investir na valorização dos servidores da educação, sem partidarizar ou politizar a questão”, observou.

Um dos grandes benefícios para os servidores dessa gestão, conforme lembrou o prefeito na ocasião, será a implantação do plano de saúde, que já possui aprovação da Câmara de Vereadores. Neto destacou ainda os investimentos no setor serão ainda mais vultosos a partir do próximo ano com a reconstrução de 42 escolas que atualmente possuem estruturas pré-moldadas (chamadas de “padrão Desal”), reformas completas de cerca de 150 unidades, construção de seis centros de educação integral e 50 centros de educação infantil para ampliação do ensino na pré-escola. Tudo para cumprimento da meta de investir 25,5% no setor, embora a Constituição determine 25%.

Além disso, a Secretaria Municipal da Gestão (Semge) está autorizada a debater com os servidores da educação o Plano de Carreira, uma das grandes bandeiras da categoria.

Matrículas 2014




A matrícula para as escolas da rede municipal de ensino de Salvador vai começar mais cedo esse ano. Nesta segunda-feira (06), serão abertas 60 mil novas vagas. O processo de matrícula informatizada começou no dia 16 de dezembro com a renovação dos alunos e termina no dia 15 de janeiro. Até esta quinta-feira (02), cerca de 100 mil alunos tiveram sua matrícula renovada. As aulas começam no dia 27 de janeiro. 

As 431 escolas municipais serão transformadas em postos de matrícula e todo o processo é informatizado. Os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma unidade de ensino da sua escolha para matricular o filho em qualquer escola da rede municipal. Os documentos necessários são identidade, certidão de nascimento, histórico escolar e comprovante de residência.

As vagas também podem ser acompanhadas em tempo real por meio do Mapa Digital da Educação – mapadigitaldaeducacao.salvador.ba.gov.br. A ferramenta de gestão pioneira no país possui informações detalhadas de todas as unidades da rede, permitindo maior visibilidade e transparência no processo de matrícula. 

Além disso, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) montou uma estrutura especial com a contratação de atendentes, que vão se unir às equipes das escolas, assegurando que, assim como nos outros anos, todo o processo seja efetuado com tranquilidade e rapidez.

Confira o cronograma: 

06 de janeiro – Escolas Comunitárias
07 de janeiro – Educação Infantil
08 de janeiro – 1° ano
09 de janeiro – 2° e 3° ano
10 e 13 de janeiro – 4° e 5° ano 
14 de janeiro – 6° ao 9° ano
15 de janeiro – Educação de Jovens e Adultos


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Indisciplina...


Educador(mensagem)


Educador

Não é mesmo tarefa fácil
Ser um educador
Tem que ser perseverante
Ter paciência e muito amor
Tem que ser um sonhador
No estudante acreditar
Ainda ouvir alguns problemas
Quando um quiser desabafar

Jamais deve esquecer
Que cada um é especial
E mesmo com limitações
Todos têm potencial
Tem que ser duro na hora certa
Para o estudante não sufocar
Tem que agir com o coração
E com jeitinho educar

Tem que ser um bom leitor
O conteúdo dominar
Corrigir muitos trabalhos
E outros tantos elaborar
Despertar a vontade de aprender,
Alimentar a curiosidade
Trabalhar a autoestima
Sem perder a humildade

Diante das injustiças
Tem que se manifestar
Falar de cidadania
E seus direitos saber cobrar
Tem que ser protagonista
E outra história construir
Não pode ser marionete
Nem tão pouco desistir

Tem que ser bem cauteloso
Sempre referencial
O exemplo todos já sabem
É sempre fundamental
Para tanto, todo mês
Recebem uma ajuda de custo
Que muitos chamam de salário
Mas se o fosse seria justo

Quando no final do ano
Já se encontra esgotado
Vê o sucesso dos educandos
E se sente recompensado
Olhando o fruto que semeou
Se põe sempre a pensar
É difícil mas é possível
Vale a pena continuar

Imaginem que maravilha
Ver uma criança se desenvolver
Acolhida em uma Escola
Aprende ler e escrever
E no final do Ensino Médio
Os estudantes mais dedicados
Passam no vestibular
E ficam todos empolgados

Qualquer profissional
Que hoje é bem sucedido
Aprendeu com os professores
Isso não deve ser esquecido
Mesmo que eles esqueçam
Quem tomou sua lição
Quem lhe alfabetizou
Com muita dedicação

Ainda assim ser educador
Nos proporciona muito prazer
É muito bom acompanhar
Ver pessoas aprender
Parabéns aos educadores
Que se dedicam de coração
Nossa profissão é nobre
É importante nossa missão.

André B. SandesSanto Antonio de Jesus, BA

Que venha 2014!