Após as comemorações referentes ao 2 de Julho, a prefeitura de Salvador vai promover outra homenagem para um dos personagens da Independência do Brasil na Bahia. Segundo publicação no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (7), a cidade ganhará uma escultura de Maria Felipa.
O contrato realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), confirmou que a artista Nadia Taquary irá confeccionar a homenagem, que será implantada na Praça Visconde de Cairu, no Comércio.
Maria Felipa de Oliveira, que tem data de nascimento desconhecida, era moradora da Ilha de Itaparica. “Era negra, escrava liberta, vivia junto com outros tantos libertos, homens e mulheres, de catar mariscos, fazer pão preparar quitutes, vendidos nas feiras locais ou nas proximidades de lojas de secos e molhados”, conta Cecilia Helena de Salles Oliveira, professora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a historiadora, ela acabou se envolvendo na luta contra as tropas portuguesas porque estas atrapalhavam as atividades e queriam ocupar pontos estratégicos da ilha, atuando no processo de controle de portugueses no local.
Fonte: Bahia Notícias
Adaptação: @manuuusi
📸Retrato falado por Filomena Orge
Nenhum comentário:
Postar um comentário