quinta-feira, 29 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

29 de março... Parabéns ... Cidade!



Eu sou SOTEROPOITANO!

Eu sou BAIANO!

Eu sou de SALVADOR!

Rádio ABC: cultura e lazer!


Dia do Circo


Quem não gosta de circo?!
Hoje comemoramos o Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu dia 27 de março de 1897 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Você sabia que as primeiras tentativas de apresentações em circo vieram da China?
Lá a monarquia se divertia com a apresentação dos contorcionistas e equilibristas.
Dos divertidos e simpáticos palhaços, dos malabaristas e suas manobras arriscadas, da mulher borracha, do atirador de facas, mágicos, adestradores de animais e trapezistas, é feito o mundo mágico dos circos!
Os palhaços ficam encarregados de proporcionarem muitas gargalhadas ao público. Para ser um palhaço, é preciso vocação e gostar de interagir com as pessoas, pois só assim irão transmitir alegria e entusiasmo a todos que estão assistindo ao espetáculo.
O mágico é o que mais chama a atenção de todos na platéia. Executam números curiosos de ilusionismo, iludindo e prendendo a atenção dos espectadores.
Se você nunca foi ao circo, tem uma ótima oportunidade agora no Dia do Circo.
Não perca este mundo de diversão e magia!

quinta-feira, 22 de março de 2012

É hoje...


O dia mundial da água precisa ser mais lembrado e celebrado.
É muito importante preservar e não poluir nossos rios e mares.
Nossos rios garantem a nossa água de todo os dias e nossos mares preservam a vida no planeta! Você sabia que apesar da água ocupar 70% da superfície da Terra, apenas 0,01% pode ser consumida ?
Por isto é muito importante economizar!
O lixo acumulado nos mares prejudica os animais marinhos e corais.
E as vezes, demora milhares de anos para se decompor vide:
•Papel: de 2 a 4 semanas
•Palitos de fósforos: 6 meses
•Papel plastificado: de 1 a 5 anos
•Chicletes: 5 anos
•Latas: 10 anos
•Couro: 30 anos
•Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
•Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
•Tecidos: de 100 a 400 anos
•Vidros: 4.000 anos
•Pneus: indefinido
•Garrafas PET: indefinido

quarta-feira, 21 de março de 2012



Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862.[1]
A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune.[2], que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.[3]. A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal[4].
Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial.
A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento. Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos. Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal.
Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa.
Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.
A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais

Datas

A COR DO HOMEM (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Mas como pode um homem escravizar outro homem?
O homem negro não é melhor que o homem branco,
nem pior a pele branca não é pior que a vermelha,
nem melhor a pele negra, branca, vermelha, amarela
é apenas a roupa que veste um homem
- animal nascido do amor
criado para pensar, sonhar e
fazer outros homens com amor.

domingo, 11 de março de 2012

Greve!?


Dirigimo-nos a vocês, caros pais e queridos alunos, para dar as boas vindas, desejando que este ano de 2012 seja muito produtivo e que possamos alcançar os nossos objetivos que é a melhoria da qualidade da educação, e ao mesmo tempo para informar a todos que nos próximos dias 14, 15 e 16 de março estaremos participando de uma greve nacional, convocada pela nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a APLB-Sindicato, para protestar contra o descaso de grande parte dos gestores públicos em não garantir educação de qualidade para todos e todas. Nossos desafios são muitos, por isso contamos com o apoio de todos vocês. Queremos respeito, valorização profissional e que todos tenham o direito de receber educação verdadeiramente de qualidade, uma educação onde estejam aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por que iremos parar: - Por mais verbas para educação - Pela garantia do Piso Salarial dos professores - Por escolas em boas condições para professores e alunos - Pelo Plano de Saúde dos servidores municipais Essa luta é de todos nós, por isso convidamos vocês a participar de nossa programação durante a greve: Dia 14/3, a partir das 09 horas, estaremos fazendo uma manifestação conjunta das redes municipal e estadual, na Praça da Piedade; Dia 15/03, às 10 horas, vamos realizar uma manifestação pelo plano de saúde dos servidores municipais, na Seplag (Vale dos Barris); Dia 16/03, às 09 horas, vamos promover um debate sobre Previdênciaa, no Auditório da Faculdade Olga Mettig (Mouraria). Caros PAIS, queridos ALUNOS continuem sendo nossos parceiros e colaboradores nessa luta que é de vocês também, pois ela é decisiva para garantir o sucesso dos seus filhos na escola e na vida futura. Salvador, 07 de março de 2012. APLB-SINDICATO ATENÇÃO: Caros representantes de escolas e demais professores pedimos, por favor, que informem e discutam com PAIS e ALUNOS sobre esta carta, que trata sobre os motivos da nossa adesão à greve nacional. Portanto, recomendamos: - comunicar aos pais sobre a carta (se possível fazer reunião com os mesmos); - as escolas que tiverem condições, imprimir a carta e distribuir à comunidade escolar -fazer a leitura da carta em sala de aula; - pedir para os alunos para escreverem a carta nos cadernos e lerem para os pais em casa; - depois da greve, informar pais e alunos sobre o resultado da greve.

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) organiza para a próxima semana, no período de 14 a 16/03 (de quarta a sexta-feira), uma greve nacional de professores do ensino básico. As principais reivindicações são: o pagamento do piso salarial dos professores, plano de carreira e 10% do PIB no PNE. Na semana passada, o Ministério da Educação fixou em R$ 1.451 a menor remuneração mensal a ser paga a um professor da rede pública, porém, vários governadores e prefeitos alegam não dispor de caixa. Na Bahia o movimento será liderado pela APLB Sindicato, que já iniciou a mobilização dos trabalhadores e os preparativos da programação local, cujo ponto alto será uma manifestação conjunta das redes estadual e municipal de ensino, dia 14/3 (quarta-feira), a partir das 9 horas, na Praça da Piedade. A diretora Elza Melo destaca que as questões que estão sendo reivindicadas na paralisação nacional, convocada pela CNTE, e organizada pelos sindicatos dos trabalhadores em educação em todo o país, atingem diretamente a categoria e se refletem em toda população. “As bandeiras de luta nacional atingem diretamente a categoria nos estados, além disso, vamos incorporar lutas nossas, como a estruturação e implementação do Plano de Saúde dos servidores municipais, a destinação de 25% do orçamento municipal para a Educação, no caso de Salvador, e o cumprimento de questões como o pagamento do Piso Salarial Nacional nos municípios”, afirma. De acordo com o coordenador geral da APLB Sindicato, Professor Rui Oliveira, em nível local a mobilização dos educadores se incorpora à luta da sociedade civil pela moralização da administração municipal.“Vamos fazer uma manifestação conjunta das redes estadual e municipal de ensino, que será um ato lúdico-político para defender a valorização profissional e a garantia de educação pública de qualidade, pois apesar de termos conquistado o reajuste de 22,22% no piso salarial, encontra-se em tramitação na Câmara Federal um projeto que prevê a mudança do índice de reajuste para o cálculo do piso. Em nível local, vamos protestar contra as manobras que estão acontecendo na Câmara Municipal para aprovar as contas da Prefeitura, que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), através de atividades circenses, paródias e outras manifestações artísticas”, explicou o coordenador geral da APLB e secretário de política sindical da CNTE, Professor Rui Oliveira. Aproveitando que a data coincide com o aniversário de Castro Alves, a diretoria da APLB vai colocar uma coroa de flores na estátua do poeta (Praça Castro Alves), às 08 horas, e durante o ato político na Piedade vai lançar o Concurso Estadual de Poesia dos Educadores da Bahia, que terá encerramento no dia 24 de abril, data do aniversario da APLB, que este ano completa 60 anos de atividade sindical. As atividades da greve continuam no
dia 15/3 (quinta-feira), com uma manifestação específica da rede municipal de Salvador, na Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), às 10 horas, pelo Plano de Saúde dos Servidores. “Vamos todos em busca da concretização do plano de saúde dos servidores”, conclama a diretora Elza Melo. No
dia 16/3 (sexta-feira), a APLB promove um debate, a partir das 09 horas, no auditório da Faculdade Olga Mettig (Mouraria), sobre Previdência. Programação Em Salvador, a greve nacional da Educação terá a seguinte programação: Dia 14/03 (quarta-feira) 08 h – a diretoria do APLB Sindicato vai colocar uma coroa de flores na estátua de Castro Alves, na Praça Castro Alves; 09 h – inicia o Ato Público, na Praça da Piedade, onde além da manifestação política, a APLB vai lançar o Concurso Estadual de Poesia dos Educadores da Bahia, que será encerrado no dia 24 de abril, data do aniversário da APLB Sindicato;
Dia 15/03 (quinta-feira) 10 h – Manifestação da Rede Municipal de Ensino pelo Plano de Saúde, na Seplag (Vale dos Barris);
Dia 16/03 (sexta-feira) 09 h – Debate sobre Previdência e outras questões do interesse da categoria, na Faculdade Olga Mettig (Mouraria).