domingo, 13 de abril de 2014

Projeto do Semestre


SITUAÇÃO PROBLEMA

Todo o lugar tem seus valores, suas crenças, seus elementos indenitários, reforçados pelas praticas sociais dos atores sociais que ai vivem e se organizam. Portanto, pessoas, culturas, história, modo de vida e também seus problemas são partes de analise socioespacial importante para identificar, interpretar e planejar ações que permitam uma melhor qualidade de vida para estes sujeitos. Nesta perspectiva, busca-se questionar: Será que conhecemos bem o lugar onde vivemos? Que coisas da cultura do nosso bairro nos dão orgulho? O que podemos aprender com o nosso bairro? Como podemos conhecer os valores, as opiniões, as ideias, as crenças, os estereótipos, os preconceitos e as praticas sociais dos atores sociais do nosso bairro?

DESAFIO

Tornar o bairro da Engomadeira mais conhecido pelas crianças e pelos professores/equipe escolar, para que estes aprendam a gostar do lugar onde vivem/trabalham e a cuidar dele.

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação de pessoas capazes de compreender as mudanças e continuidades na história e na constituição do espaço do bairro e de assumir um papel de atores sociogeográficos na construção do lugar onde vivem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

˜ Aprender a observar paisagens, reconhecendo nelas os elementos naturais, sociais e culturais; 

˜ Identificar mudanças ocorridas no bairro, bem como identificar o que permaneceu igual com o passar do tempo; 

˜ Desenvolver a capacidade de coletar e analisar informações considerando diversos aspectos (culturais, históricos, religiosos, ambientais, artísticos, geográficos, arquitetônicos etc.) do lugar onde vive; 

˜ Valorizar o patrimônio histórico e cultural do lugar onde vive; Identificar as potencialidades e carências existentes no bairro, propondo alternativas para que mudanças ocorram.

PRODUTOS 

1º ANO A - Mapa Mental – o caminho da escola para casa - Livrão, contendo os mapas mentais dos alunos e palavras referentes ao trajeto feito; 

2º ANO A - Lazer no Bairro - Maquetes; 

2º ANO B - História do Bairro - Livrinhos Ilustrados;

3º ANO A - A Escola no Bairro - Maquete da Escola, produção de texto sobre a história da escola;

3º ANO B - Serviços oferecidos no Bairro - Encarte, sinalizando serviço, valor etc.

3º ANO C - Pessoas que fizeram a história do Bairro;

4º ANO A - Fotos da Engomadeira - Mural;

4º ANO B - Imagem do bairro via satélite;

5º ANO A - O bairro da Engomadeira - Maquete do Bairro;

5º ANO B - O bairro da Engomadeira - Maquete do Bairro.



Obs.: Os professores passarão por processo formativo envolvendo questões pertinentes ao Projeto.

DURAÇÃO: Janeiro a Agosto de 2014

PRODUTO FINAL: Exposição dos "produtos" de cada ano de escolarização, no pátio da escola, para a comunidade escolar e local. Posteriormente, elaboração de uma cartilha: Entre ruas e ladeiras, Engomadeira sou eu! Como forma de reconhecimento dos seus valores identitários e de cidadania no lugar de vivência e de vida (produzido com o material dos professores para servir como apoio pedagógico em outros momentos).

Observações: Como sugerido pelos professores, as oficinas que servirão de apoio (instrumentalização) para o andamento do projeto são as seguintes:
História do Bairro; Relato dos moradores mais antigos; Mapa Mental; Internet e cartografia; Produção de Maquetes; Fotografias aéreas; Como são feitos os mapas – com base em quais informações; Trabalhando com mapas; Jogos cartográficos; Tipos de mapas; Cartografia Poética; Elementos do Mapa; Metodologia do ensino de geografia; Modalidades cartográficas; História Oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário